José Maria Eça de Queiroz, nasceu na Póvoa de Varzim, em 1845, viveu em Aveiro, em Coimbra e em Paris, mas inspirou-se na propriedade herdada em Tormes (Douro), pela sua esposa, para escrever o romance "A Cidade e as Serras" e o conto "Civilização". Nesta localidade situa-se actualmente a Fundação com o seu nome. É visita, que Outros Tempos sugere para melhor ficar a conhecer este escritor. A fundação detém um espólio vasto e riquíssimo do escritor, incluindo fotografias, objectos pessoais e vários documentos.
Foi autor, de romances de reconhecida importância, como "Os Maias" e "O Crime do Padre Amaro". Este último é considerado, por muitos o melhor romance realista português do século XIX.
Vinte e cinco de Novembro, data de nascimento, e dezasseis de Agosto, data da morte do escritor, são os momentos mais aconselháveis à evocação do escritor.
Em Outros Tempos serão disponibilizados textos da autoria do escritor, alusivos a cada um dos lugares a visitar, os quais poderão ser transportados e lidos em cada um deles, quer a rota seja feita a dois, em família ou em grupo.
Outros Tempos organiza programas completos da evocação do escritor, para grupos.